RIOT
Dj
Produtor

Ano Inicio /

2000

Preferências /

Drum&Bass
Dubstep

MÚSICAS SOUNDCLOUD

RIOT - THE PRIEST

BIOGRAFIA

Músico, DJ, produtor, label manager e membro dos Buraka Som Sistema.Riot, ou Rui Pedro Soares da Silva Pité, começou a sua carreira como baterista numa banda de garagem, os Blanket, já em parceria com Lil'John, outro membro fundador dos Buraka Som Sistema.

Em 1998, numa festa, ouve drum'n'bass pela primeira vez e a electrónica entrava para nunca mais sair. Riot e Lil'John entraram para a Cooltrain Crew, o mais antigo colectivo nacional de jungle/drum'n'bass, e para ela tocaram e produziram música até à explosão do fenómeno Buraka Som Sistema, que passou a ocupar grande parte das suas vidas. Mesmo no meio do furacão de nível 5 que são os Buraka Som Sistema, Riot continua a tocar e a produzir a solo, e em 2008 nasce pela sua mão a Faster Music, a primeira editora nacional de Drum'n'Bass/dubstep.

Quando trabalha em nome próprio Riot dedica‐se maioritariamente às sonoridades Drum’n’Bass e Dubstep, ainda que assuma claramente que já não consegue cingir‐se a elas graças à experiência que tem tido nos Buraka Som Sistema. O maior êxito nacional de drum'n'bass tem a sua assinatura, a remistura do famoso tema “Chiclet” dos Táxi que, pela sua mão, saiu das rádios directamente para a pista de dança. Mas não foi a única remistura com a sua assinatura que trouxe temas rock, pop ou hip hop para as pistas com a força da bateria e do baixo, “Blasted Empire” dos Blasted Mechanism ou, mais recentemente, “Poetas de Karaoke” de Sam The Kid foram, entre muitos outros, temas que ganharam um novo folêgo e renasceram para ser dançados.

No final de 2007 na colectânea “Cooltrain Crew Southeastern D'N'B Flavas RMXs 2000 –
2006”, a primeira compilação de drum'n'bass nacional. A sua remistura de “Poetas de Karaoke”, de Sam The Kid, foi incluída na edição de ouro de “Pratica(mente)”, editado no Verão de 2008.

Com tournées pelo mundo inteiro – só em 2009 os Buraka Som Sistema actuaram na Austrália, Japão, Estados Unidos, México e um pouco por toda a Europa – e uma carreira exigente que já soma vários prémios internacionais, ao MTV EMA que ganharam em 2008
junta‐se o European Borders Breaking Award, ‐ prémio atribuído pela Comissão Europeia que distingue os artistas europeus que conseguiram mais exposição tanto com os seus discos como com a sua presença noutros países ‐ , Riot continua a apostar na sua carreira a solo e, apenas com 2 edições pela sua Faster Music, já conseguiu captar a atenção (e o espaço editorial) de publicações tão importantes quanto as inglesas DJ Mag, Knowledge ou I‐DJ. A primeira edição da Faster Music, o EP “Automan”, saiu em Março de 2009 na loja online djdownload.com e na Drum and Bass Arena e, apenas com esta edição a revista Knowledge, a mais importante do universo da bass music, dedicava meia página a DJ Riot com o título “Riot Going On”. Mas a atenção dos media não ficou por aqui e a também Inglesa I‐DJ, na sua edição de Junho, dava 7 em 10 pontos ao primeiro lançamento da editora de Riot terminando a critica com “Mais por favor”.

Em Agosto de 2009 sai o segundo lançamento, agora dedicado ao Dubstep, com o EP “Mermaid Dub”, este incluía o tema título no lado A, e “Get Ruff” dos Ego, uma colaboração de Riot com Ddual, no lado B. Uma vez mais a imprensa especializada não deixou passar em branco mais um lançamento notável e Riot deu uma entrevista para a Knowledge, agora em formato digital, e teve honras de destaque na secção “Killer Downloads” da famosa DJ Mag com um texto belíssimo a descrever o tema. 2010 inaugura uma nova era, após 4 anos intensos de Buraka Som Sistema, as sonoridades bassline house conquistaram tanto espaço no horizonte musical de Riot que este decidiu actuar como DJ dentro também deste espectro musical. E a partir deste Verão vamos poder vê‐lo na cabine a demonstrar, não só o seu talento como DJ, mas também como o universo do bass se expandiu para territórios nunca antes navegados.

CONTEÚDO RELACIONADO

copBI Djs/Produtores

PARTILHAR

Share this